Voltar

Fale com nosso Agente de Registro, ajudaremos você a dar andamento ao processo.

Tipos de Certificados Digitais e-CNPJ e vantagens para pessoas jurídicas

Tipos de Certificados Digitais e-CNPJ e vantagens para pessoas jurídicas

O mercado de Certificados Digitais tem crescido exponencialmente e é importante que sua empresa acompanhe essas novidades. Conheça o e-CNPJ e saiba quais são suas vantagens.

Hoje, a internet proporciona uma série de facilidades à rotina do empreendedor, mas muitos deixam de aproveitar esse recurso em momentos importantes por medo de sofrer fraudes, principalmente no que diz respeito às transações eletrônicas.

Essa preocupação com a segurança dos dados trocados na internet faz muito sentido, mas já existe uma solução para isso: a Certificação Digital.

Essa tecnologia foi desenvolvida para oferecer autenticidade, confidencialidade e integridade às informações: é como uma carteira de identidade eletrônica que atesta a identidade das partes envolvidas.

O CNPJ é uma sigla bastante conhecida, mas algumas pessoas podem não saber o que cada letra da sigla significa.

CNPJ quer dizer Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e é o equivalente ao CPF (cadastro de pessoas físicas) para empresas e instituições. Estes números apresentam variadas informações sobre a empresa em questão, como a data de abertura, nome da empresa, nome fantasia, CNAE, situação cadastral e outros dados pertinentes.

O e-CNPJ surgiu como uma forma de identificar digitalmente as empresas no meio eletrônico, facilitando a assinatura de documentos e garantindo menos burocracia aos empresários que usam o meio digital para fazer suas transações.

Quer saber mais sobre facilidades ela pode proporcionar à sua empresa? Acompanhe a leitura!

O que é e-CNPJ?

O e-CNPJ é um certificado digital que, dentre outras coisas, é a versão eletrônica do CNPJ, por isso a adição da letra “e” antes da sigla. Ele permite que as empresas realizem suas transações nos meios eletrônicos e digitais de forma simples e segura.

O e-CNPJ é um certificado digital que identifica uma pessoa jurídica, de forma unívoca, e permite a realização de transações eletrônicas seguras nos meios virtuais.

O CNPJ foi criado em 1998 para substituir o Cadastro Geral do Contribuinte (CGC), que havia sido criado em 1964. Essa decisão foi tomada para facilitar procedimentos e cadastros nas três esferas do Governo.

C om o avanço e popularização da internet, surgiu a necessidade de digitalizar processos para que eles ficassem mais rápidos e cada vez mais automatizados, foi então que surgiu o e-CNPJ.

O que é e-CNPJ? Certificado Digital

Para que serve o e-CNPJ?

O certificado e-CNPJ serve para acessar o site da Receita Federal do Brasil, assinar notas fiscais, pagar tributos, facilitar transações bancárias no meio eletrônico, comunicar de forma descomplicada e direta com órgãos do governo, como prefeitura e Receita Federal, enviar dados previdenciários e trabalhistas a órgãos competentes, fazer procurações e diversas outras atividades.

Os procedimentos que antes precisavam ser realizados de maneira presencial com o CNPJ podem agora ser feitos de forma mais rápida e econômica por meio do e-CNPJ.

Quais são os tipos?

Existem dois tipos de e-CNPJ e eles não têm muitas diferenças estruturais.

O que varia é o sistema no qual ele será operado.

A escolha entre os dois tipos existentes vai depender das necessidades de cada empresa e o fornecedor responsável pela implementação do certificado precisa solucionar toda e qualquer dúvida que o gestor da empresa possa ter.

Confira abaixo os tipos de e-CNPJ e quais são suas características.

Certificado A1

É um certificado com validade de 1 ano e é emitido e armazenado no computador da empresa, independente de outros dispositivos, como cartões ou tokens para o seu correto funcionamento.

Geralmente, ele possui extensão .PFX ou .P12. O A1 é um certificado bastante simples e intuitivo, garantindo alta produtividade a quem for utilizá-lo no dia a dia. Ele solicita uma senha de acesso, mas ela precisa ser fornecida apenas no ato de instalação.

É possível utilizar o e-CNPJ A1 em diversos dispositivos, como computadores desktop, notebooks, tablets e smartphones. Essa é uma grande vantagem para gestores que não têm o hábito ou não podem ficar presos a somente um dispositivo.

Certificado A3

O que diferencia o certificado A1 do A3 é o armazenamento em token ou cartão que esteja de acordo com a legislação da ICP-Brasil.

Como ele não é acessado diretamente pelo computador, como é o caso do A1, ele não pode ser acessado em diversas plataformas simultaneamente. Sempre que você precisar trocar de computador, será necessário iniciar uma nova configuração.

Outro ponto de atenção é a necessidade de digitar a senha todos os dias, não somente uma única vez como no certificado A1.

Como o A3 precisa de uma mídia para funcionar, seu valor pode ser mais alto e ele sempre estará suscetível a extravios e até mesmo furtos. Se o gestor perder o cartão do certificado A3, ele precisará comprá-lo, configurá-lo e instalá-lo novamente.

Outro problema é que a entrada da mídia do e-CNPJ A3 costuma ser USB, então existe também a limitação de poder usá-lo somente em computadores, deixando de lado os dispositivos móveis.

Para emitir o e-CNPJ da sua empresa você precisa apresentar documentações da empresa e do representante legal.

Dados necessários da sua empresa para emitir um e-CNPJ

Da empresa:

  • Documentos de constituição – Estatuto, Contrato Social, Requerimento de empresário ou Certidão de Microempreendedor Individual no caso de MEI;
  • Alterações contratuais (se houver);
  • Documentos de eleição da diretoria vigente, quando aplicável;
  • Cartão CNPJ impresso a no máximo um dia antes da validação presencial.


Dos representantes legais:

  • Dois documentos diferentes de identificação;
  • RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, CRC, OAB, CREA, CRM, entre outros;
  • CPF do titular;
  • Comprovante de endereço emitido há, no máximo, três meses, em nome do titular do certificado.

Agora que você já sabe tudo sobre o Certificado Digital para pessoas jurídicas.

Benefícios do Certificado Digital para pessoas jurídicas

Com o aumento de negócios sendo realizados digitalmente, o e-CNPJ ganhou ainda mais relevância.

Garantir a versão eletrônica do CNPJ possui inúmeras vantagens e, nos dias de hoje, é praticamente impossível que uma empresa opere sem modernizações em seus procedimentos.

Veja algumas dessas vantagens:

Assinar documentos digitalmente

Um dia essa realidade já pareceu distante, mas hoje já é possível assinar documentos sem que o responsável pelo CNPJ precise ir a algum lugar e assinar um documento físico de papel com uma caneta.

O certificado digital garante todas as diretrizes de segurança necessárias para minimizar fraudes.

Aumenta a produtividade e reduz custos

Com processos mais analógicos, os gastos são mais altos se colocarmos tudo na ponta do lápis: papel, deslocamento, tempo e muitas vezes até mesmo um quadro maior de funcionários nas empresas.

Já com o certificado digital, os gastos com papel, armazenamento e transporte são praticamente zerados, sem falar na questão da segurança, que ganha pontos com essa digitalização.

Modernização

Ter um e-CNPJ é sinal de que a empresa se preocupa com o que há de mais novo no mercado e isso é visto com bons olhos por clientes e fornecedores.

Estar em dia com essas novidades garante uma enorme vantagem competitiva frente aos concorrentes e permite o crescimento saudável e ordenado de uma empresa.

Por isso, se você ainda não garantiu o seu e-CPF, entre em contato com a IVLN!

Compartilhe: